Perda da Homeostase do Cálcio

 A perda da homeostase do cálcio ocorre quando o equilíbrio entre a absorção, excreção e armazenamento de cálcio no organismo é interrompido. Isso pode levar a níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia) ou a níveis baixos de cálcio no sangue (hipocalcemia).


A hipercalcemia pode ser causada por diversas condições, como hiperparatireoidismo, câncer de tireoide, sarcoidose, doença de Paget e certos medicamentos. Os sintomas incluem fadiga, fraqueza muscular, dor óssea, náusea, constipação e aumento da sede e micção.


A hipocalcemia pode ser causada por deficiência de vitamina D, deficiência de paratormônio (PTH), insuficiência renal, doença de Graves, pancreatite e certos medicamentos. Os sintomas incluem formigamento nas mãos e pés, espasmos musculares, contrações musculares involuntárias, fraqueza, depressão e convulsões.


O tratamento da perda da homeostase do cálcio depende da causa subjacente e pode incluir suplementação de cálcio, vitamina D, medicamentos para regular os níveis de cálcio ou terapia para tratar a condição subjacente. É importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.

Comentários

Postagens mais visitadas